Mini Lifting (Cirurgia da face)

Mini Lifting (Cirurgia da face)

O Mini Lifting é uma cirurgia indicada para pacientes que apresentam flacidez e excesso de pele na face nos graus leve a moderado. Visa através de retirada do excedente de pele, corrigir a flacidez facial, atenuando as rugas estáticas, melhorando o contorno facial e proporcionando assim o rejuvenescimento.

Grandes excessos de pele geralmente são indicação para a ritidoplastia completa ou lifting facial (cirurgia que abrange toda a face e é geralmente associado à cirurgia das pálpebras).

Indicação:


flacidez e excesso de pele na face nos graus leve a moderado.

Cicatrizes:

A cicatriz inicia-se na região da costeleta, contorna a orelha e seguem em direção posterior no couro cabeludo.
Mini Lifting (Cirurgia da face)

Tipo de anestesia:

Local com sedação ou geral.

Tempo de internação: 

De 12 a 24 horas.

Pós-operatório:

O curativo compressivo é retirado em 24 horas. É comum um certo grau de edema (inchaço) e equimose (roxidão) na face e pescoço, que costumam regredir em até 14 dias. Não costuma haver dor no pós-operatório. Uma certa redução transitória da sensibilidade na região operada é comum.

Complicações:

São incomuns, desde que seguidos os cuidados pré e pós-operatórios e a cirurgia realizada por especialista. Porém podem ser citados: hematoma, infecção, alterações da cicatriz e sofrimento de pele (necrose).

Os fumantes, por apresentarem certo comprometimento circulatório, apresentam maior risco de necrose (sofrimento da pele por falta de sangue). Logo, deve-se abster do cigarro por pelo menos 14 dias antes da cirurgia.
Mini Lifting (Cirurgia da face)

Resultado definitivo:

Após dois meses já se alcança grande parte do resultado, porém o resultado definitivo é atingido após seis meses, tempo este necessário para o amadurecimento dacicatriz.

Perguntas – Mini Lifting

Cirurgia Plástica

Mini Lifting

1) Quantos anos vou rejuvenescer com o Mini -Lifting facial?

Não é possível, através da cirurgia da face, transformar uma face de 40 anos em outra de 20. Apesar disto parecer óbvio, fazemos questão de frizá-lo pois certas informações errôneas são transmitidas por leigos, fazendo alguns pacientes acreditarem na possibilidade de se fazer “o relógio do tempo” ser retardado conforme sua vontade. Podemos confidenciar-lhe que nenhum cirurgião plástico logrará este intento. O que a cirurgia pode proporcionar é a correção de defeitos que o envelhecimento propiciou, como retirada do excesso de pele e suspensão das estruturas da face, o que acaba por levar à um rejuvenescimento.

2) Como ficarão as cicatrizes?

A cirurgia plástica visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, apesar de irem se tornando cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo. Enquanto isto não ocorre, recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam perfeitamente o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. Além disso, cada paciente comporta-se diferentemente de outro(a), em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em certos casos, tornar-se praticamente inaparente. Pruridos (coceiras), ardor ou insensibilidade poderão ocorrer eventualmente sobre as cicatrizes. Isto será temporário e tenderá a desaparecer.

3) Por quanto tempo persiste o resultado do Mini-Lifting facial?

A cirurgia da face, retarda mas não interrompe o processo do envelhecimento. O paciente continuará envelhecendo com o tempo, porém a partir de um visual mais jovem.

4) Há risco nesta operação?

Raramente a cirurgia de rejuvenescimento facial determina sérias complicações. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na evolução como hematoma, cicatriz hipertrófica ou quelóide (por predisposição do paciente), necrose (mais comum em fumantes), infecção.

5) As fotografias pré e pós-operatórlas são importantes?

Evidentemente; a única maneira de se avaliar o resultado obtido pelo lifting da face é a comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas sob condições fotográficas idênticas nesses 2 períodos. Elas valem como documento.

6) Que tipo de anestesia é utilizada para a operação?

Tanto a anestesia geral quanto a local com sedação são utilizadas. Dependendo do seu caso, tomaremos a liberdade de sugerir-lhe a mais conveniente. O resultado final será o mesmo.

7) Quanto tempo demora o ato cirúrgico?

Depende muito da cirurgia e da técnica usada. Pode demorar de 2 horas a até 6 horas. Sendo um procedimento cirúrgico, o tempo absoluto deixa de ter importância, pois, certos casos demandam maior desgaste de tempo em certas fases da cirurgia. O que importa é o resultado obtido e não o tempo de cirurgia.

8) Qual o tempo de internação?

Doze horas para as cirurgias realizadas sob anestesia local e sedação. Vinte e quatro horas para aquelas realizadas sob anestesia geral.

9) São utilizados curativos?

Sim. Geralmente são utilizados curativos tipo “capacete”. O grande curativo é retirado em torno das primeiras 24 horas, podendo ficar apenas um curativo leve sobre as cicatrizes residuais, após esse período.

10) Há dor, no pós-operatório?

Muito raramente. A evolução das cirurgias estéticas é geralmente indolor. Ocasionalmente um ou outro caso poderão apresentar discreta dor, que poderá ser perfeitamente sedada com analgésicos comum. Como no lifting facial há descolamento da pele, é comum uma insensibilidade transitória devido à lesão de nervos cutâneos. A sensibilidade costuma retornar gradativamente.

11) Quando são retirados os pontos?

A maioria dos pontos é removida entre 7 e 15 dias.

12) Quando poderá ser utilizada maquilagem?

Em torno do 7° dia.

13) Quando poderão ser lavados e penteados os cabelos?

Entre o segundo e o sétimo dia pós-operatório poderão ser lavados e penteados os cabelos (com certo cuidado). Para secá-los utiliza-se secador manual com ar discretamente aquecido. As tinturas somente deverão ser utilizadas após a 3ª semana.

14) O “corte de cabelo” preparatórlo para a cirurgia é muito extenso? poderá ser disfarçado no pós-operatório?

Os cabelos são cortados somente naquelas áreas onde se planeja localizar as cicatrizes. No pós-operatório imediato, este inconveniente poderá ser perfeitamente disfarçado, com penteado adequado.

15) Para finalizar: o resultado da cirurgia de rejuvenescimento da face compensa?

Cada caso é analisado individualmente, durante a 1ª consulta. Algumas pacientes procuram, com esta cirurgia, ficar “mais bonitas”. Este não é o objetivo fundamental da cirurgia; seu objetivo primordial é o rejuvenescimento. Nessa ocasião, deveremos esclarecer sobre todos os detalhes aqui relatados, bem como aqueles eventualmente esquecidos. Desde que nos decidamos mutuamente a realizar a cirurgia (médico e paciente) é porque o resultado compensa. Caso contrário, seremos os primeiros a recusar a cirurgia. Esta despretensiosa mensagem foi elaborada com o intuito de informá-lo (a).a respeito da cirurgia de Rejuvenescimento facial. Teremos imenso prazer em esclarecer detalhadamente quaisquer outras dúvidas.